PÓS CIRURGIA BARIÁTRICA – PROCEDIMENTOS NO CORPO

Após a cirurgia de redução de peso, ou qualquer perda substancial de peso, a pele e os tecidos, muitas vezes, não têm elasticidade e podem não estar em conformidade com o tamanho reduzido do corpo. Como resultado, a pele, que foi severamente estendida, agora não tem sustentação: 
• Os braços ficam flácidos,
• As mamas podem achatar e ficar com mamilos apontados para baixo,
• O abdome pode se estender nas laterais e na zona inferior das costas, o que resulta em uma saliência semelhante a um avental,
• As nádegas, a virilha e as coxas podem apresentar flacidez, ocasionando bolsas suspensas de pele.
A intervenção cirúrgica de contorno corporal, após grande perda de peso, melhora a forma e o tônus do tecido subjacente, que sustenta gordura e pele, e remove o excesso de gordura e flacidez da pele. O resultado é uma aparência mais normal do corpo, com contornos suaves. Esta é, em essência, a fase final do processo de perda de peso. (fonte SBCP)

Cirurgia Plástica Pós-Bariátrica

A cirurgia bariátrica, promove além da redução importante do peso corporal, a cura muitas vezes de doenças associadas como hipertesão e diabetes. Essa melhora da saúde do paciente é muito comemorada, entretanto junto com essa grande perda de peso, vem a flacidez corporal na grande maioria dos pacientes. Esse excesso de pele, causado pela diminuição do peso corporal, causa muito constrangimento relatado aos pacientes.
Por LEI, o paciente pós cirurgia bariátrica tem por direito através do seu plano de saúde, a cirurgia plástica após a perda de peso ocorrida pela cirurgia da obesidade.
O paciente pode pelo seu plano de saúde, fazer a cirurgia dos braços, mama, abdome e coxas. Iremos falar sobre cada um desses procedimentos para corrigir esse excesso de pele dos pós-bariátricos.

MAMA – Mamoplastia COM ou SEM Prótese Silicone

Após a perda de peso, ocorre grande alteração na mama da mulher. Os seios torna-se flácidos e caídos (ptose), além do constrangimento íntimo com seus parceiros, esse excesso de pele pode ocasionar feridas abaixo dos seios (dermatites) e até mesmo infecções.
A cirurgia mamoplastia, visa retirar o excesso de pele, subindo a mama para posição próxima da original, colocando ou não, de acordo com a avaliação médica e o desejo da paciente, a prótese de silicone.

ABDOME – Abominoplastia Pós- Bariátrica

O excesso de pele abodminal, causa dificuldade no uso de vestimentas, dificuldade para limpeza das dobra da pele e das partes íntimas, que muitas vezes também apresentam infecções e inflamação na pele. Além disso, muitos pacientes têm hérnias, cicatrizes não estéticas e estrias ao longo do abdome.
O tratamento proposto, portanto, é retirar esse excesso de pele (abdominoplastia tradicional ou âncora), costurar a musculatura interna (corrigir a diástase dos retos abdominais) e repar as hérnias abdominais presentes. Isso promove uma melhora importante nos pacientes, tornando os readptados ao convívio social.

BRAÇOS – Braquioplastia Pós- Bariátrica

A flacidez dos braços é muitos presente nesses pacientes, isso provoca dificuldade de se vestir, exercitar e muitas vezes no próprio trabalho que executa.
A cirurgia para corrigir, a braquiplastia associada se indicada a lipoaspiração, retira o excesso de pele, deixando a cicatriz em uma região mais escondida, e melhorando muito o contorno do braço, o que traz um grande alívio corporal.

COXAS – Cruroplastia

Esse nome é dado a cirurgia que retira o excesso de flacidez de pele da região interna das coxas. O excesso de pele nessa região, além de dificultar a pessoa na higienização, também local de infecções e dermatites, traz uma dificuldade enorme para pessoa se vestir com roupas adequadas, e o mais importante, dificulta em muitos pacientes a caminhar (deambular) tamanho é o excesso de pele nessa região. Por isso, a importância da correção dessa região.

Sem dúvidas, a perda de peso, traz uma satisfação enorme ao paciente, e o que vemos é quando associamos a mellhora da saúde, com a reitirada dos excessos de pele, cirurgia plástica pós-bariátrica, há um acréscimo de felicidade e melhora da auto-estima enorme, já que a melhora da auto-estima reitegra de uma maneira plena esses pacientes à sociedade.

O casalplastica realiza a cirurgia plástica em pacientes pós-bariátricos, tendo grande experiência nessas cirurgias e realizando diversos cursos no exterior no assunto.