ginecomastia é o aumento do volume mamário devido ao desenvolvimento exagerado da glândula mamária em homens, que pode ser tanto unilateral como bilateral.

aumento das mamas em homens causa grande constrangimento no convívio social.

É comum a queixa de desconforto ou dor na região da mama em pacientes com ginecomastia. Alguns queixam-se de inchaço nas mamas nos dias mais quentes. Contudo, pode ser assintomática e mesmo assim causar problemas psicológicos e emocionais, devido ao constrangimento e a baixa autoestima.

Em alguns casos, o problema pode ser observado até mesmo por cima da roupa, o que faz com que muitos homens acabem se excluindo do convívio social.

cirurgia de ginecomastia se tornou a solução para que esses homens voltem a ter uma vida normal.

Conheça os Tipos de Ginecomastia

Ginecomastia – Normal

ginecomastia fisiológica é aquela que não é considerada uma doença, e é considerada normal em determinada fase da vida. O importante é que ela tende a ter resolução espontânea em até um ano, podendo ser dividida em neonatal (recém-nascidos), puberal (adolescentes) e do idoso (>65 anos).

Ginecomastia – Alteração permanente

Na maioria das vezes, a causa da ginecomastia patológica é desconhecida (idiopática). Os exames nestes casos costumam ser todos normais, sendo a única alteração o aumento do volume de uma ou ambas as mamas, sendo palpada no exame físico a glândula mamária na região retroareolar (atrás da aréola).

Entre as causas conhecidas, uma das mais comuns é o uso crônico de certas medicações. A lista de medicações que podem causar ginecomastia é imensa. Em adultos jovens uma causa comum associada ao aumento do volume da glândula mamaria é o uso de anabolizantes, utilizados para o ganho de massa muscular em frequentadores de academia. O uso de drogas, como a maconha, e o abuso de bebidas alcoólicas também são outras causas possíveis.

Alterações hormonais como as causadas por doenças de tireóide e da hipófise também podem causar ginecomastia, assim como a insuficiência renal e a cirrose. Uma rara causa de ginecomastia são os tumores de testículo ou suprarrenal. Condições hereditárias, como a Síndrome de Klinefelter, também podem originar ginecomastia.

Pseudoginecomastia – falsa ginecomastia

O aumento do volume das mamas também pode ser secundário ao acúmulo de gordura na região do tórax anterior. Estes casos são chamados de pseudoginecomastia e são mais comuns em pacientes que estão acima do seu peso ideal. Esta não é considerada uma ginecomastia verdadeira, e sim o acúmulo de gordura que é tratado através da técnica de lipoaspiração.

Câncer de Mama em Homens

Outro dado importante a ser dito é que a ginecomastia não tem relação direta com o câncer de mama, ou seja, não predispõe ao desenvolvimento do câncer. Uma rara exceção são os pacientes portadores da uma síndrome de origem genética incomum chamada de Sindrome de Klinefelter.

Graus de Ginecomastia – gravidades

Tratamento Cirúrgico

Em relação ao tratamento da ginecomastia, ele é individualizado conforme cada caso.

cirurgia, quando realizada, é internação dia (assim que estiver recuperado da anestesia é possível ir para casa, em média 2-5h após o fim da cirurgia).

cicatriz fica na divisão da parte pigmentada com a pele normal, na borda inferior da aréola, para torná-la menos aparente.

Muito importante no pós-operatório é a utilização da malha compressiva por um período de 3 a 4 semanas.

A retomada às atividades habituais de trabalho e estudo ocorre, em média, após 7 dias.

Fique por dentro de outros materiais disponíveis.

Saiba mais sobre:

Lipoaspiração
Realize seu Sonho

Fique por dentro de outros materiais disponíveis.

Saiba mais sobre:

Lipoaspiração
Realize seu Sonho