A lipoenxertia facial é um procedimento utilizado para devolver volume ao rosto e promover uma aparência mais jovial ao paciente. Além disso, é uma opção mais natural e duradoura quando comparada a outros tipos de preenchimentos.

O que é lipoenxertia facial?

A lipoenxertia facial, também conhecida como preenchimento facial com gordura, é um método utilizado para recuperar o volume do rosto e promover o seu rejuvenescimento. Ele é realizado com a aplicação de gordura do próprio paciente e pode amenizar linhas de expressão e rugas.

Isso porque, com o processo de envelhecimento, é natural que o rosto perca parte de sua massa e crie um aspecto mais flácido. Mas com a lipoenxertia, é possível modelar novamente a face e recuperar a autoestima dos pacientes.

Como é feito o procedimento?

A lipoenxertia pode ser feita combinada com outros procedimentos, especialmente aqueles onde ocorre a remoção de gordura do corpo, como as lipoaspirações. Esse tecido adiposo é retirado do próprio paciente (de áreas como abdômen, quadril e coxas) e passa por um processo de centrifugação, onde serão removidos resíduos anestésicos, sangue e outras substâncias.

Após esse tratamento, a gordura é enxertada nos pontos do rosto que necessitam de reposição de volume ou apresentam rugas. Para isso, são utilizadas agulhas muito finas que injetam a substância nos locais desejados, especialmente, na região malar, bochechas, mandíbula, lábios e nos olhos para preencher linhas finas.

A anestesia utilizada pode ser local com sedação ou geral, dessa forma, o paciente não sente nenhum tipo de dor ou desconforto durante o procedimento.

Lipoenxertia x ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma das substâncias mais utilizadas para a realização de preenchimentos faciais. Esse é um material sintetizado naturalmente pelo corpo humano, mas em uma concentração muito baixa.

O ácido hialurônico possui propriedades lubrificantes, hidratantes e preenchedoras e, por esta razão, é amplamente utilizado em procedimentos estéticos. O preenchimento facial com essa substância traz resultados satisfatórios, porém, exige manutenção contínua, uma vez que é reabsorvido pelo corpo após determinado tempo.

Já a lipoenxertia facial mantém o preenchimento de forma contínua e, mesmo que o tempo passe, a gordura aplicada no rosto é preservada, mantendo os resultados do procedimento. Além disso, por ser um material coletado no organismo do paciente, não ocorrem riscos de rejeição ou reações alérgicas.

Outra vantagem da lipoenxertia facial é a presença de células-tronco que naturalmente estão presentes na gordura corporal. Elas fazem com que o organismo produza novas células de tecido cutâneo e promovem a renovação facial.

Entretanto para áreas de pele mais fina e onde buscamos correções mais acertavas o ácido hialurônico é a opção de escolha para que o procedimento se torne o mais imperceptível possível!

Qual a durabilidade da lipoenxertia facial?

Ao contrário de outros tipos de preenchimentos, a lipoenxertia facial não possui prazo de validade. Enquanto o ácido hialurônico permanece no rosto de 6 a 18 meses, a gordura enxertada é preservada, mesmo com o passar dos anos. Dessa forma, a lipoenxertia facial é um dos meios mais efetivos para quem busca resultados mais permanentes.

Pós-operatório

O processo para realização da lipoenxertia facial passa por duas etapas: A retirada do tecido adiposo e a aplicação dos enxertos no rosto. Por essa razão, a recuperação após o procedimento é mais complexa do que em outros tipos de preenchimentos faciais.

É necessário que o paciente siga corretamente todas as recomendações do cirurgião. Alguns dos cuidados mais indicados são:

  • Manter uma alimentação equilibrada, rica em líquidos e nutrientes;
  • Evitar ambientes com temperaturas elevadas;
  • Não se expor diretamente à luz solar;
  • Não comprimir ou massagear as áreas do rosto onde a lipoenxertia foi feita;
  • Ao dormir, manter a cabeça ligeiramente mais elevada que o restante do corpo e durante quatro semanas repousar, preferencialmente, de barriga para cima;
  • Utilizar a malha elástica nas áreas onde a gordura foi aspirada pelo tempo indicado pelo cirurgião responsável;
  • Comparecer às consultas acompanhamento pós-cirúrgico.

Fique por dentro de outros materiais disponíveis.

Saiba mais sobre:

Ácido Hialuronico

Fique por dentro de outros materiais disponíveis.

Saiba mais sobre:

Ácido Hialuronico
Realize seu Sonho
Realize seu Sonho