Cirurgia Plastica de Face – Plástica no Rosto

ritidectomia, também chamada lift facialritidoplastia e, mais genericamente, lifting é um procedimento cirúrgico usado para se reposicionar as estruturas da face como musculatura e coxins gordurosos, além de ressecar o excesso de pele.

Nenhuma região do corpo demonstra o processo de envelhecimento de forma tão evidente como a face. Sua anatomia diferenciada e nobre expõe e expressa a fisionomia das emoções e desejos. O contorno facial pode apresentar deformidades estéticas e funcionais derivadas de causas genéticas ou adquiridas por causa do envelhecimento, devido à flacidez cutânea, exposição aos raios solares, obesidade, tabagismo, dentre outras. As deformidades no contorno facial produzem alterações psicológicas, fisiológicas e estéticas.

Mais recentemente tem-se discutido, observado e estudado a ideia de um envelhecimento diferenciado e individual nos diversos órgãos do corpo humano e que dá um descompasso entre a idade cronológica e a idade real. O mundo moderno e as atitudes de cuidados com a saúde têm contribuído para o prolongamento da atividade intelectual, ampliando essa diferença fisionômica e etária. Na impossibilidade real de interferir diretamente na biologia evolutiva do organismo, a medicina em geral e a cirurgia plástica em particular procuram equilibrar o processo de envelhecimento biológico com o cronológico trazendo maior harmonia ao indivíduo em sua existência.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CIRURGIA DE REJUVENESCIMENTO FACIAL

P: Quantos anos vou rejuvenescer?

R: Não é possível, através da cirurgia de rejuvenescimento facial, transformar uma face de 40 anos em outra de 20. Apesar disto parecer óbvio, fazemos questão de frisá-lo, pois certas informações errôneas são transmitidas por leigos, fazendo alguns pacientes acreditarem na possibilidade de se fazer “o relógio do tempo” ser retardado conforme sua vontade. O resultado tem como objetivo o reposicionamento “normal” das estruturas com resultados naturais e que respeitem a fisiologia dos tecidos!

P: Como ficarão as cicatrizes? Desaparecerão?

R: A cirurgia plástica de face visa melhorar o aspecto da flacidez, rugas, sulcos, etc., dando assim um rejuvenescimento à face. As cicatrizes, entretanto, serão permanentes, apesar de irem se tornando cada vez menos visíveis com o decorrer do tempo. Enquanto isto não ocorre, recursos cosméticos como a maquiagem e penteados adequados  disfarçam perfeitamente o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes. Além disso, cada paciente comporta-se diferentemente de outro(a), em relação à evolução das cicatrizes, podendo, mesmo, em certos casos, tornar-se praticamente inaparente.. Pruridos (coceiras), ardor ou insensibilidade poderão ocorrer eventualmente sobre as cicatrizes. Isto será temporário e tenderá a desaparecer. As cicatrizes costumam acompanhar o pé do cabelo do paciente podendo ficar escondida nessa região.

P: Por quanto tempo persiste o resultado?

R: A cirurgia plástica da face, pescoço e pálpebras rejuvenesce visualmente esses territórios. “Ela retarda, mas não interrompe o processo evolutivo do organismo” uma vez que o processo de envelhecimento é contínuo!

Além disso o envelhecimento também possui outras bases que são a perda de volume facial, a perda de consistência da pele e a ação da contração muscular, desta maneira os resultados cirúrgicos podem e devem ser elevados e prolongados com a associação de toxina botulínica, ácido hialurônico e Bioestimulador de colágeno, além das práticas domiciliares de cuidados.

P: A cirurgia do rejuvenescimento facial (“rugas”) é considerada como “pequena” ou “grande cirurgia”? Há risco nesta operação?

R: A cirurgia de face é uma cirurgia complexa em seus detalhes, além de trazer muito da compreensão estética da equipe escolhida! É uma cirurgia de alta qualificação técnica para que a harmonia e o resultado seja o esperado pelo paciente!

P: As fotografias pré e pós-operatórias são importantes?

R: Evidentemente, a única maneira de se avaliar o resultado obtido é a comparação entre as fotografias pré e pós-operatórias, realizadas sob condições fotográficas idênticas nesses 2 períodos. Os resultados são pessoais e não comparados a de outros pacientes!

P: Que tipo de anestesia é utilizada para a operação?

R: Tanto a anestesia geral quanto a local com sedação. Dependendo do seu caso, tomaremos a liberdade de sugerir-lhe a mais conveniente. O resultado final será o mesmo.

P: Quanto tempo demora o ato cirúrgico?

R: Em torno de 80  minutos para a fronte, 60 minutos para as pálpebras e em torno de 100 minutos para a face/pescoço. Sendo um procedimento cirúrgico, o tempo absoluto deixa de ter importância, pois, certos casos demandam maior desgaste de tempo em certas fases da cirurgia. O que importa é o resultado obtido e não o tempo de cirurgia.

P: Qual o tempo de internação?

R: 24 horas.

P: São utilizados curativos?

R: Sim. Geralmente são utilizados curativos secos. O grande curativo é retirado em torno das primeiras 24 horas, podendo ficar apenas um curativo leve sobre as cicatrizes residuais, após esse período.

P: Os olhos ficam ocluídos no pós-operatório?

R: Em geral não. Apenas recomendamos a aplicação de compressa de algodão embebido em água fria sobre os olhos, ou conduta similar, que podem ser removidas conforme o paciente o deseje. Isto diminui a intensidade do edema pós-operatório sobre os olhos.

P: Há dor no pós-operatório?

R: Muito raramente. A evolução das cirurgias estéticas é geralmente indolor. Ocasionalmente um ou outro  caso poderão apresentar discreta dor, que poderá ser perfeitamente sedada com analgésicos de linha comum.

P: Quando são retirados os pontos?

R: A maioria dos pontos das pálpebras é removida após 1 semana. Os remanescentes (face, pescoço, couro cabeludo), entre 10 a 15 dias.

P: Quando poderá ser utilizada maquilagem?

R: Para as pálpebras, 3 dias após a retirada dos pontos. Na face, em torno do 10º dia.

P: Quando poderão ser lavados e penteados os cabelos?

R: Entre o segundo e o sétimo dia pós-operatório poderão ser lavados e penteados os cabelos (com certo cuidado). Para secá-los utiliza-se secador manual com ar discretamente aquecido. As tinturas somente deverão ser utilizadas após a 3ª semana.

P: O “corte de cabelo” preparatório para a cirurgia é muito extenso? Poderá ser disfarçado no pós-operatório?

R: Não costumamos cortar o cabelo para a realização dessa cirurgia

P: Qual a evolução pós-operatória?

R: Você não deve se esquecer que, até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim é que edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo, hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras, são comuns a todos os pacientes; evidentemente, alguns pacientes apresentarão estes fenômenos com menor intensidade que outros. Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia estética da face deverá ser avaliado antes dos 3 meses pós-operatórios.

P: Para finalizar: o resultado da cirurgia de rejuvenescimento facial compensa?

R: Cada caso é analisado individualmente, durante a 1ª consulta. Algumas pacientes procuram, com esta cirurgia, ficar “mais bonitas”. Este não é o objetivo fundamental da cirurgia, seu objetivo primordial é o rejuvenescimento. Nessa ocasião, deveremos esclarecer sobre todos os detalhes aqui relatados, bem como aqueles eventualmente esquecidos. Desde que nos decidamos mutuamente a realizar a cirurgia (médico e paciente) é porque o resultado compensa. Caso contrário, seremos os primeiros a recusar a cirurgia.

ORIENTAÇÕES ANTES E DEPOIS DA CIRURGIA DE REJUVENESCIMENTO FACIAL

Recomendações Sobre a Ritidoplastia

  1. A) Cuidados Pré-Operatórios:
  • Comparecer ao consultório nas vésperas da cirurgia, para preparação do cabelo (confirmar horário com a enfermeira);
  • Lavar os cabelos, na véspera da operação com Xampoo antisséptico;
  • Obedecer às instruções de internação;
  • Comunicar qualquer anormalidade que eventualmente ocorra, quanto ao seu estado geral;
  • Não faça maquiagem no dia da internação;
  • Na eventualidade de internar-se no mesmo dia da operação, venha “em jejum” (em caso de anestesia geral), ou tome apenas uma pequena xícara de café com leite e uma bolacha ou similar (em caso de anestesia local);
  • Venha acompanhado (a) para se internar.
  1. B) Cuidados Pós-Operatórios:
  • Evite molhar os curativos do couro cabeludo por 24 horas;
  • Aplique compressas de algodão embebido em água fria, sobre os olhos, 5 vezes ao dia, durante 20 minutos nos 3 primeiros dias;
  • Alimentação com restrição de sal, açúcar, embutidos e crustáceos
  • Use óculos escuros e lenço nos cabelos;
  • Vento e friagem, por 7 dias;
  • Obedeça à prescrição médica;
  • Voltar ao consultório para curativo, no dia estipulado;
  • Consulte nossa mensagem escrita (folheto de instruções), quanto à sua evolução pós-operatória;
  • Evite o sol por 12 meses.

Fique por dentro de outros materiais disponíveis.

Saiba mais sobre:

Lipoenxertia Facial
Realize seu Sonho

Fique por dentro de outros materiais disponíveis.

Saiba mais sobre:

Lipoenxertia Facial
Realize seu Sonho